Obter a cozinha dos sonhos pode ser um processo tanto prazeroso, quanto desafiador. Ao iniciar pela escolha do modelo da bancada, seguido aos orçamentos do projeto, passamos por diversas fases de escolhas, indecisões e até frustrações e estas geralmente estão ligadas ao orçamento. E esse é, sem dúvida, um dos quesitos mais importantes já que, por conta dele, diversos projetos demoram para serem finalizados e até mesmo executados.
Em geral, as bancadas das cozinhas são revestidas em granito ou mármore. Esses materiais são bastante higiênicos, bonitos e de alta durabilidade. Entretanto, os custos elevados desses materiais fazem com que, muitas vezes, tenham de ser substituídos por outras alternativas.
Uma dica valiosa é que, sempre que possível, você consulte e planeje sua cozinha junto a um arquiteto ou profissional do ramo. Esse profissional, pode lhe oferecer grande conhecimento e ótimas sugestões a respeito de materiais alternativos, que podem apresentar um maior custo benefício, enaltecendo a estética e proporcionando praticidade da sua cozinha.
Lembre-se também de que a construção ou reforma de sua cozinha, nunca deve ser levada como um gasto, e sim, vista como um investimento, já que ela lhe servirá de apoio diariamente por pelo menos, alguns anos. Por isso é importante sempre manter a calma e pesquisar bastante, afim de fazer boas escolhas.
Hoje no mercado, existe uma grande variedade de materiais que podem ser utilizados nas bancadas da sua cozinha, são eles: aço inox, azulejo, mármore Composto (Silestone, Marmoglass, Techinostone, Limestone), acrílicos (Corian, Hi-macs e Staron), madeira, concreto, epóxi, porcelanato e outros.
Seguindo todos esses quesitos, enumeramos 8 opções de revestimentos, com suas vantagens e limitações para que você escolha a sua favorita e componha de vez, sua cozinha dos sonhos. Confira agora.
Aço Inox na bancada
O Aço inox é um conhecido de longa data das cozinhas. Porém, nos últimos tempos, esse material tem sido reinventado quando o assunto é seu acabamento, que agora conta com uma apresentação muito mais moderna. O aço inox traz ao ambiente um clima tecnológico, excelente para quem aposta no estilo industrial para a decoração casa. E por isso, várias cozinhas estão aderindo a essa tendência.
Ele é um material de grande resistência às altas temperaturas e à oxidação. Sendo assim, uma excelente escolha para as bancadas da cozinha. Além disso, oferece praticidade ao limpar, já que seu o material não absorve e nem acúmula sujeira.
O ponto negativo do inox é que, ao sofrer colisões, ele pode ser facilmente marcado ou amassado, assim como os riscos, que podem surgir com a limpeza inadequada no material. Por isso, caso opte pelo aço inox, lembre-se sempre de higienizá-lo no sentido do escovamento do aço e utilizar produtos específicos para o material.
Concreto
Com um visual moderno, o concreto tem sido uma grande pedida dos projetos arquitetônicos mais recentes. Por se tratar de um acabamento simples de ser aplicado e ter um custo de investimento bem baixo, ele é uma ótima opção para quem procura uma resolução rápida e econômica na cozinha!
O cimento pode ser finalizado com efeito fosco ou brilhante e nos mais variados tons. O que gera uma enorme versatilidade de combinação com decorações rústicas, até as mais modernas.
Para utilizá-lo nas bancadas da cozinha, certifique-se de que o material seja tratado corretamente para receber umidade e não gerar posteriormente, rachaduras, manchas e infiltrações, que são possíveis inconvenientes ao optar por esse tipo de acabamento.
Madeira
Está é uma opção bastante adotada em regiões como a América do Norte e Europa por adeptos do estilo rústico e escandinavo. A madeira traz aos ambientes a sensação de acolhimento e bem-estar, o que casa muito bem em cozinhas. Então, se você é do tipo que adora compartilhar momentos em família e com amigos neste cômodo, essa é uma excelente escolha para a sua casa.
Além disso, a madeira é um material de fácil aplicação, pelo fato de dispensar o cimento. Entretanto não é uma das opções mais econômicas apresentadas aqui pois necessita de uma cuba de aço inox ou alumínio maior que proteja a madeira nas proximidades da pia, já que, mesmo sendo resistente a água, o contato contínuo com ela pode causar mofo.
Outro conselho ao escolher a madeira é o cuidado com panelas e formas muito quentes, pois o contato direto desses elementos pode deixar a madeira marcada. Por isso, uma boa dica é cobri-la com vidro temperado.
Azulejos
Azulejos também são ótimas alternativas para o revestimentos de bancadas. Além de seu baixo custo de investimento, esse material pode ser aplicado sobre concreto e também compensados. Nesse caso, os rejuntes devem ser feitos de epóxi para evitar o surgimento de manchas. Do contrário, além de manchas, o rejunte comum pode causar o escurecimento e absorção de sujeiras a bancada, por conta de sua porosidade.
Resina Epóxi
A resina epóxi traz diversos benefícios às bancadas revestidas com o material. Não são porosas e por isso tem maleabilidade no material, viabilizando a unificação da cuba com a bancada.
Ela fornece uniformidade ao acabamento e praticidade. A única atenção a ser tomada ao escolher esse material é em relação a altas temperaturas de panelas, já que, o contato com a peça podem causar manchas a superfície da bancada.
Porcelanato
De fácil aplicação por se tratar de uma peça maior maior, o revestimento para bancada com o porcelanato pode ser feito de forma semelhante a realizada com a de azulejos. Nesse caso, as chapas são cortadas em tamanhos maiores e, posteriormente, coladas com massa plástica, proporcionando um acabamento muito bonito.
Uma grande vantagem de optar por esse revestimento é contar com um leque de opções em cores e design. Assim como em mármores e granitos, o porcelanato também pode ser moldado e esculpido, o que possibilita um melhor acabamento.
Mármore Composto
As peças em mármore composto se tratam de pedras industrializadas, originadas da mistura entre quartzo e resinas sintéticas, sendo um dos materiais mais indicados para uma bancada de cozinha.
Comercialmente, você pode encontrá-las com os nomes Techinostone, Silestone ou marmoglass. O mármore composto é muito resistente, altamente higiênico e tem grande durabilidade. Por isso, é uma escolha da qual você certamente não se arrependerá em fazer.
Acrílico
Essa é uma grande novidade e tendência nos projetos de interiores em bancadas para cozinhas, mais conhecidos no mercado como Corian, Hi-Mac e Staron, (podendo variar de acordo com a marca).
Criado a partir de minérios e acrílicos, esse material também oferece a opção de unificar à bancada a cuba em uma única peça. Apresenta uma grande variedade de cores, modelagens e texturas, o que é muito bacana pois abrange diversos estilos de cozinha, desde as mais coloridas até as com visual clean.
No caso deste material, o cuidado com altas temperaturas também deve ser levado em conta, já que pode causar danos. Por isso, é bastante importante não descuidar de panelas e formas muito quentes sobre a sua superfície.
Quartzo
O quartzo é um material bastante versátil, pois pode ser aplicado de diversas maneiras. Além disso, esse mineral possui grande variedade de tons e acabamentos.
O quartzo também é bastante resistente e de aparência muito fina, o que o torna uma excelente opção para trazer beleza e praticidade a cozinha.
Gostou das dicas? Agora só falta escolher seu acabamento preferido e arrasar na nova cozinha. Não esqueça de compartilhar com os amigos e familiares que também precisam de uma mão em seu projeto. E se precisar se uma ajudinha, conte com nós da Sólida Engenharia.